Notícias

Deputado e professores da UFG defendem maior aproximação do poder público com meio acadêmico

Por 14 de agosto de 2018 Sem Comentários

Deputado Daniel Vilela e professores falam sobre livro / Foto: Divulgação

Professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) cobraram na manhã desta segunda-feira, 23, mais parcerias da academia com o poder público para que o cidadão seja beneficiado com ações que melhorem a sua qualidade de vida. Eles foram os responsáveis pela coletânea de estudos que resultou no livro “Políticas Públicas em Goiás: Diagnóstico, Avaliação e Propostas”, lançado oficialmente nesta segunda-feira, 23, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO). “Faltam elementos concretos ao Estado, desde dados obtidos em pesquisas até leituras mais abrangentes dos temas, para nortear as prioridades em áreas essenciais do poder público”, argumentou a professora da UFG Denise Paiva, coordenadora do projeto ao lado de Einstein Paniago.

O livro é fruto de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape) e a Assembleia Legislativa, viabilizada graças à verba indenizatória do gabinete do então deputado estadual Daniel Vilela (PMDB) ao longo de 18 meses, entre 2013 e 2014. “Trata-se de uma iniciativa inédita e de compromisso ímpar com os interesses da sociedade goiana”, avaliou o reitor da UFG, professor Orlando Amaral, lembrando que o deputado poderia ter destinado o recurso para outros fins, porém preferiu qualificar sua atividade parlamentar e oferecer subsídios para o aperfeiçomanto das ações do poder público e para o desenvolvimento de novas pesquisas.

Daniel Vilela defendeu uma maior participação do meio acadêmico na formulação e acompanhamento das ações governamentais. “Esta aproximação com a academia pode trazer dividendos extremamente positivos para a gestão pública do País. Precisamos cada vez mais integrar, manter uma relação próxima entre a universidade e a classe política”, afirmou o deputado. “Espero que outros parlamentares também possam destinar suas verbas indenizatórias para estimular a produção científica”.

As pesquisas foram coordenadas pelas professoras doutoras Marina Sartore, Telma Ferreira Durães, Francis Lee Ribeiro, Augustina Echeverría, Cleonice Borges de Souza e Marta Rovery de Souza, que resultaram nos capítulos: “Gestão de pessoas no setor público em Goiás”; “Violência e políticas públicas de segurança”; “Crescimento econômico”; “Políticas públicas em educação no Estado de Goiás”; “Políticas e programas sociais em Goiás” e “Situação da saúde em Goiás”. Estudantes de graduação e pós-graduação também colaboraram com os estudos e discussões para elaboração dos textos. Além de integrantes do corpo acadêmico, o lançamento do livro contou com a presença de políticos, servidores públicos e profissionais liberais. Durante as apresentações, as professoras destacaram que ainda existe uma dificuldade para obtenção de dados públicos e que o Estado, na maioria dos casos, não mensura o impacto das políticas públicas adotadas para avaliar sua eficácia.

Investimentos

O reitor da UFG aproveitou o evento para ressaltar em discurso o compromisso do deputado Daniel Vilela, em sintonia com a bancada federal de Goiás, com a destinação de recursos para a construção do novo Hospital das Clínicas, cujo projeto prevê uma obra de 20 andares. “Precisamos reconhecer o seu empenho em contribuir com a concretização de um sonho da UFG, o novo HC”, destacou Orlando Amaral. O reitor também agradeceu emenda individual do peemedebista, no valor de R$ 4 milhões, para a construção de um centro tecnológico na UFG de Jataí e elogiou o empenho de Daniel para garantir o desmembramento dos campi de Jataí e Catalão em unidades autônomas.

Os exemplares do livro “Políticas Públicas em Goiás” estão sendo distribuídos gratuitamente em universidades e entidades da sociedade civil organizada. Uma versão digital da obra também será disponibilizada através do site www.danielvilela.com.br.