Notícias

Deputado Daniel Vilela comemora inclusão de municípios goianos na Ride

Por 14 de agosto de 2018 Sem Comentários

O deputado federal Daniel Vilela (MDB) afirmou nesta terça-feira (22) que a inclusão de dez municípios goianos na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride-DF), aprovada pelo Plenário do Senado, vai abrir novas perspectivas de aporte de recursos federais para o Estado. O emedebista foi autor de projeto de lei 121/2015 na Câmara dos Deputados que previa a inclusão dos municípios de Goianésia, Barro Alto e Vila Propício na Ride. Ele acabou apensado ao PLP 311/2013, do deputado Rogério Rosso (PSB-DF), que já previa a inclusão de outros sete municípios goianos. Com isto, os município da região do Vale do São foram contemplados com o benefício.

“Esta é uma grande notícia para Goiás e vamos sensibilizar o Palácio do Planalto para que a matéria seja sancionada. A inclusão desses municípios na Ride abre novas oportunidades de captação de recursos para melhorar a vida da população, já que passarão a ter acesso a repasses da União”, explica Daniel Vilela. “A presença de Barro Alto, Goianésia e Vila Propício ajudará a dar impulso à economia do Centro Goiano.”

O projeto de lei de autoria de Daniel foi uma sugestão do advogado Pedro Gonçalves, feita em 2015. “Mostramos ao deputado que esses municípios de fato sofrem influência do DF e necessitam dos recursos distribuídos via Ride”, afirma o ex-secretário de Planejamento de Goianésia.

Os municípios que integram a Ride recebem recursos extras e têm a possibilidade de firmarem convênios em áreas como transporte, infraestrutura, educação e cultura. Unidos pelo fato de estarem na área de influência do Distrito Federal, os municípios trabalham em interesses comuns e recebem recursos federais para elaboração e realização de projetos.

A Ride conta hoje com 19 municípios goianos e três de Minas Gerais, além de todo o Distrito Federal. O projeto aprovado no Congresso prevê a inclusão destes 11 municípios goianos e mais três mineiros. “São municípios que sofrem influência devido à proximidade com Brasília e precisam de mecanismos para proporcionar seu desenvolvimento. A inclusão deles vai facilitar a conquista de investimentos e recursos para melhorar a qualidade de vida da região”, afirma Daniel Vilela.

 

Municípios incluídos na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride-DF):

Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício