Notícias

Câmara aprova adesão do Brasil a acordo sobre mudanças climáticas

Por 14 de agosto de 2018 Sem Comentários

/ Foto: Reprodução Arte – Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, dia 12 de julho, mensagem do Poder Executivo firmando a adesão ao Acordo de Paris sobre Mudanças do Clima, passo importante para que o Brasil reduza as emissões dos gases do efeito estufa. O deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), que é presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), foi um dos que articularam a aprovação do texto no plenário da Casa. A matéria agora segue para apreciação no Senado.

“Considero o acordo climático um pouco tímido, poderia ter avançado mais, por exemplo, nas metas específicas de cada nação. Mas ainda assim trata-se de um avanço importante para conter o aquecimento global, até pela adesão internacional, que envolveu 195 países e a União Europeia”, avalia Daniel Vilela, que foi um dos representantes do Congresso Nacional na COP 21, conferência realizada em Paris em dezembro do ano passado que selou os termos do acordo.

Entre seus objetivos estão manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais e realizar esforços para limitar esse aumento da temperatura a 1,5°C em relação a esses mesmos níveis. Além disso, os países signatários deverão estabelecer planos para aumentar sua capacidade de adaptação aos impactos negativos da mudança do clima e procurar praticar um desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa sem ameaça à produção de alimentos.

Além de presidir a CMMC, Daniel Vilela é autor de projeto de lei para reduzir tributos que incidem sobre equipamentos de energia solar, visando estimular o uso desta fonte de energia no País.